O ex-presidente Jair Bolsonaro comparou o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao ditador cubano Fidel Castro. A comparação foi feita nesta sexta-feira, 15, pelo fato de o petista comemorar a ida do “comunista” Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro recebeu o título de cidadão honorário do Paraná na Assembleia Legislativa do Estado (Alep). Durante discurso, o ex-presidente disse que a fala de Lula a respeito de Dino lembrou um discurso realizado por Fidel ao assumir o governo de Cuba, em 1959.
“Vimos agora a alegria desse cara que está aí: ‘Estou muito feliz, botei um comunista dentro do Supremo’””, disse o ex-presidente, que evitou citar Lula nominalmente. “Exatamente igual ao tratado aqui no momento. Os caras sempre lutam pelo poder.”
O ex-presidente se referiu ao discurso de Lula na abertura da 4ª Conferência Nacional de Juventude em Brasília, na última quinta-feira, 14. Na ocasião, o petista comemorou a entrada do comunista ao STF. “Pela primeira vez na história desse país conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista”, disse Lula.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse em entrevista à TV Brasil, em 2015, que é necessário ser coerente e que, enquanto “socialista, comunista e marxista”, ele faz “o que Lenin recomendava”. Em outra ocasião, também em 2015, Dino reforçou que era “comunista, graças a Deus”.