Bolsonaro sobre 2026: “Se eu disputar, eu levo, tenho certeza disso”

Foto: Reprodução / CNN Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (11) que, caso consiga disputar a eleição presidencial de 2026, vencerá o pleito. A declaração foi feita durante a abertura do 14º Salão das Motopeças, na zona norte de São Paulo. Bolsonaro atribuiu sua confiança a possíveis mudanças no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Se eu disputar, eu levo, tenho certeza disso, até porque mudanças estão vindo do TSE, que vão, praticamente, dissipar a possibilidade de qualquer dúvida no futuro”, disse o ex-presidente.

Inelegibilidade e condenações

Bolsonaro está inelegível por oito anos, desde 2023, após decisões do TSE. A Corte Eleitoral entendeu que ele cometeu abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação ao atacar o sistema eleitoral durante uma reunião com embaixadores, em julho de 2022.

Em outro julgamento, o tribunal também condenou Bolsonaro por abuso de poder político e econômico durante os atos do 7 de Setembro de 2022, quando ainda era presidente e estava em campanha pela reeleição.

Esperança de voltar à disputa

Apesar das restrições, Bolsonaro afirmou que tem esperança de recuperar seus direitos políticos.

“É o tempo. Eu tenho esperança. Não tenho obsessão pelo poder, tenho paixão pelo Brasil. Daqui duas semanas, faço 70 anos de idade e quero continuar fazendo isso aí”, declarou.

O ex-presidente, no entanto, evitou mencionar quem poderá ser o candidato do PL em 2026, caso permaneça impedido de concorrer. Nos bastidores, aliados pressionam por um nome forte para representar o bolsonarismo na disputa.

A fala de Bolsonaro ocorre em um momento de tensão política, com seu grupo buscando reverter a inelegibilidade e definir estratégias para as eleições presidenciais.

OUTRAS NOTÍCIAS

VEJA MAIS