Em meio à queda de popularidade e com a aprovação em baixa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fará um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV nesta segunda-feira (24), às 20h30.
O principal tema da fala será o programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), que visa pagar parcelas de R$ 1.000 para os estudantes que passaram de ano em 2024, além de R$ 200 adicionais para alunos do 3º ano que participaram do Enem.
Após possíveis irregularidades, o Pé-de-Meia foi suspenso pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em janeiro, com o bloqueio de recursos do Fundo Garantidor de Operações (FGO) e do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc) para financiar o programa. Contudo, em fevereiro, o TCU autorizou o pagamento das parcelas.
Outro assunto previsto para o pronunciamento é a Farmácia Popular, programa do Ministério da Saúde que oferece medicamentos gratuitamente ou com desconto. No dia 13 de fevereiro, o Ministério anunciou a ampliação do programa, que agora oferece 41 produtos gratuitos à população, dois a mais do que anteriormente.
Após sucessivas quedas na popularidade de Lula, o petista tenta amenizar sua deterioração através de falas em cadeia nacional. No entanto, as medidas não devem surtir o efeito esperado pelo governo. Diversos setores da população já falam em “panelaço” durante o pronunciamento.