O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu permanecer no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, e vai despachar no local nesta quinta-feira, 30. Essa decisão ocorre justamente no dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro volta ao Brasil.
Apesar de rumores sobre questões de segurança envolvendo a permanência do petista no Alvorada, ministros e assessores de imprensa do presidente negam essa possibilidade, segundo o site Metrópoles. De acordo com um assessor presidencial, Lula optou por continuar na residência oficial por “praticidade”.
Médicos que acompanham o presidente recomendaram que ele permanecesse no Alvorada pelo menos até a quarta-feira 29, mas a assessoria do governo havia anunciado que ele voltaria ao Planalto hoje. Contudo, Lula mudou de ideia e decidiu permanecer na residência oficial. Recentemente, o chefe do Executivo foi diagnosticado com uma pneumonia.
Ao longo do dia, a agenda de Lula prevê ao menos cinco compromissos oficiais no Alvorada. O presidente vai ter reuniões com ministros e vai apresentar o troféu da Copa do Mundo de futebol feminino, da Fifa, deste ano.
A expectativa é que Lula só volte a despachar no Palácio do Planalto na próxima semana. O presidente teria recomendado aos assessores que evitem de fazer comentários sobre o retorno de Bolsonaro ao Brasil.