A ex-ministra Ana Moser afirmou que as mulheres do governo Luiz Inácio Lula da Silva são alvo “desse assédio, essa violência, essa misoginia que é uma característica da nossa sociedade”. Ela deu entrevista para o UOL News nesta sexta-feira, 8.
“Todas as mulheres sofrem isso nessa gestão desde o início, especialmente da direita”, diz a ex-atleta profissional. “Existe essa estratégia de atacar e diminuir a credibilidade e a capacidade das mulheres.”
Quanto à diminuição de mulheres no governo Lula por escolha do próprio Lula, Ana Moser demonstra compreensão. “Não são decisões fáceis para o presidente”, releva.
Janja, ‘alvo maior ainda’
De acordo com Moser, a primeira-dama Rosângela da Silva (Janja) seria “um alvo maior ainda”, por se tratar de uma “figura muito mais à frente em termos de imagem e visibilidade”.
A ex-ministra do Esporte não chegou a mencionar casos de ataques a mulheres que fizeram parte de governos anteriores. A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e a ex-ministra Damares Alves, por exemplo, eram alvos frequentes — inclusive de ataques relacionados a sua condição de mulher.