O deputado Rafael Tavares (PRTB-MS) propôs um projeto de Lei que visa garantir segurança armada nas unidades escolares, reduzindo os riscos de atentados em escolas de Mato Grosso do Sul. O parlamentar protocolou o projeto após demora por parte do Governo do Estado em dar uma resposta depois dos diversos ataques realizados por bandidos em diversas escolas do Brasil.
Como noticiamos anteriormente, a Polícia Civil impediu um plano de ataque ao IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), marcado para acontecer nesta quarta-feira (5), em Coxim. O ataque era planejado por três alunos via WhatsApp. Ao descobrir o plano, a polícia realizou busca e apreensão dos celulares, onde se confirmou a suspeita.
Segundo o Instituto de Estudos Avançados da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Brasil registrou, nos últimos 20 anos, 23 ataques em escolas. Apenas nos últimos dez meses, entretanto, dez unidades escolares foram alvo de estudantes — praticamente um ataque por mês.
O mais recente deles ocorreu nesta manhã, em uma creche em Blumenau, em Santa Catarina. Na ocasião, um homem com uma machadinha matou quatro crianças e deixou quatro feridas. Há dez dias, um estudante de 13 anos entrou em uma escola estadual em São Paulo, matou uma professora e feriu outras quatro pessoas.