Entre os deputados que não assinaram o pedido de impeachment contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, estão, os parlamentares de MS, Beto Pereira (PMDB), Vander Loubet (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB) e Camila Jara (PT).
A oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se prepara para apresentar o requerimento na segunda-feira (09). Até o momento, 147 congressistas já manifestaram apoio ao pedido, e a lista de signatários pode aumentar nos próximos dias.
A maioria dos deputados que apoiam o impeachment de Moraes pertence ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, seguido pelo Republicanos. A relação completa dos signatários pode ser consultada no site Votos de Deputados.
O processo de impeachment de ministros do STF só pode ser iniciado no Senado, e cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidir se o pedido será levado adiante. Se Pacheco optar por avançar com o processo, o julgamento será exclusivamente conduzido pelos senadores.
A oposição pretende protocolar o requerimento de impeachment de Moraes logo após a manifestação marcada para o feriado de 7 de Setembro, que deve contar com a presença de Bolsonaro.
Os deputados do Mato Grosso do Sul que se manifestaram a favor do impeachment de Moraes são os deputados Dr. Luiz Ovando, Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira.