Após mobilização de movimentos de direita nas redes sociais, os direitistas podem alcançar grande vitória ao bater recorde elegendo diversos conselheiros tutelares conservadores em Mato Grosso do Sul.
Neste domingo (01), eleitores de todo o Estado compareceram em suas zonas eleitorais para votar e eleger seus representantes para a chefia do Conselho Tutelar.
Conforme relatado, diferente dos anos anteriores, pode se observar o engajamento da população nos locais de votação. “A população está realmente desperta para a importância e a responsabilidade que é decidir quem irá ser o Conselheiro Tutelar. Eu, em outras eleições não vi tantas pessoas como eu vi hoje”, disse eleitora.
O movimento EnDireitaMS publicou em suas redes sociais post relacionando os candidatos que se posicionam favoráveis as pautas da direita conservadora. A publicação trazia ainda a data que ocorreria a eleição, tendo em vista que seus seguidores pouco sabiam sobre a disputa.
Alguns movimentos apartidários já consideram que essa pode ser a maior vitória da direita no Brasil. “O principal objetivo é ocupar espaços”, declaram as lideranças dos grupos.
PREOCUPAÇÃO DOS MOVIMENTOS DE ESQUERDA
Em publicado nas redes sociais, representantes dos movimentos LGBT dizia estar preocupado com a movimentação da igreja e de movimentos de direita para a eleição de seus candidatos. No vídeo era possível notar a preocupação do emissor em relação a ineficiência dos seus “companheiros” na propagação de seus indicados ao cargo.
Veja vídeo:
CONSELHEIRO TUTELAR E SUA IMPORTÂNCIA
O que faz um Conselheiro tutelar?
A profissão de conselheiro tutelar surgiu a partir de determinação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), criado em 1990. Sua responsabilidade é promover a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, investigando denúncias de abuso desses direitos e determinando medidas para coibi-las.
Além disso, o conselheiro tutelar pode assessorar o poder público na elaboração e implementação de medidas que visem ao fortalecimento da proteção à infância e à adolescência.
A função do conselheiro tutelar se baseia na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Suas principais responsabilidades incluem:
1 – Atendimento às demandas de denúncias, reclamações, pedidos de orientação e encaminhamentos relacionados;
2 – Aplicação de medidas de proteção;
3 – Acompanhamento de casos;
4 – Articulação com redes de apoio;
5 – Prevenção e conscientização.