Durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (24), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, sugeriu que os brasileiros “mudem a fruta” que consomem como forma de driblar a alta no preço da laranja. O país enfrenta uma crise de preços, com alimentos alcançando valores cada vez mais elevados.
A alta no custo da laranja foi agravada por quedas significativas na produção, tanto no Brasil quanto no mercado internacional, devido a doenças que afetaram as plantações.
“O preço está alto aqui e lá fora. A alternativa é trocar a laranja por outra fruta mais acessível. Não adianta reduzir a alíquota de importação, porque não há produto suficiente no exterior para atender à demanda interna”, explicou o ministro.
A declaração ocorre em meio à crescente pressão por medidas para conter a inflação dos alimentos, um dos temas prioritários do governo Lula. Após reunião com ministros no Palácio do Planalto, Rui Costa descartou tabelamento de preços, mas afirmou que o governo avalia ajustes em alíquotas de importação e estímulos à produção agrícola como alternativas para reduzir os custos da cesta básica.