Em nota, SEMED sai em defesa das crianças e vai investigar professor

Foto: Reprodução | @afro_queer

Após polêmica sobre um professor trans fantasiado de Barbie, a SEMED (Secretaria de Educação) de Campo Grande emitiu uma nota oficial para se posicionar sobre o episódio que envolveu crianças do ensino fundamental em uma escola da cidade.

Em vídeo que circulou nas redes sociais ao longo do dia, o professor, fantasiado de Barbie, ministrava aula e interagia com crianças de 6 e 7 anos. Conforme publicado pelo Midiamax, o educador teria sido convidado a se fantasiar para receber os alunos.

O vídeo, que mostra o professor fazendo uma piada ao dizer “Ganhei apelido de Barbie da Shopee” enquanto interage com os alunos, gerou críticas. O vereador Rafael Tavares (PL) criticou a atitude do educador e afirmou que cobraria uma resposta da prefeitura e da Secretaria.

A deputada Gleice Jane (PT) saiu em defesa do professor, dizendo em sessão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) que as críticas à atitude do educador são uma forma de homofobia.

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do Secretário, reafirmou seu compromisso em investigar o caso com a máxima transparência.

Veja a Nota:

A Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande (Semed) informa que o fato mencionado não ocorreu na Escola Municipal Professor Ligurgo de Oliveira Bastos, mas sim na Escola Municipal Irmã Zorzi.

A Secretaria Municipal de Educação informa que está ciente da situação mencionada.

Em tempo, é importante destacar que diversos professores adotam o uso de fantasias e caracterizações como recurso pedagógico, buscando tornar o processo de ensino mais lúdico, dinâmico e envolvente para as crianças, desde que vinculado ao plano de ensino e currículo.

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação esclarece que, após os levantamentos, abrirá procedimento administrativo para maiores averiguações, com o objetivo de garantir a transparência e a correção dos fatos, se desacordo com as diretrizes curriculares e normas disciplinares.

Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais. Atenciosamente, Assessoria de Comunicação Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande.

OUTRAS NOTÍCIAS

VEJA MAIS