Os incêndios florestais do Canadá estão espalhando fumaça além de suas fronteiras. A fumaça se alastrou tanto no nordeste como no sul dos Estados Unidos (EUA) e chegou, inclusive, à capital do país, Washington D.C., e à Filadélfia, no Estado da Pensilvânia, nesta quinta-feira, 8.
Alertas de qualidade do ar foram emitidos em 20 Estados dos EUA, segundo o site Poder360. Na quarta-feira 7, a cidade de Nova Iorque entrou em alerta e registrou o pior índice de qualidade do ar do mundo. Na próxima sexta-feira 9, a fumaça deve chegar ao oeste dos Estados Unidos, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do país.
Fumaça do Canadá é resultado de mais de 400 incêndios florestais
O governo do primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, aponta para mais de 400 incêndios florestais que estão fora de controle, deixando mais de 20 mil canadenses desabrigados. Os EUA enviaram mais de 600 bombeiros e equipamentos para o Canadá. Outros países também estão ajudando.
A fumaça dos incêndios já escureceu o céu de centenas de cidades canadenses e dos EUA. Em alguns locais, a névoa diminuiu radicalmente a visibilidade, e os arranha-céus quase desapareceram do horizonte. Durante a noite, Nova Iorque registrou a pior qualidade de ar do mundo durante algumas horas, e, quando amanheceu, o ar continuava com cheiro de queimado.
Autoridades de saúde de Vermont à Carolina do Sul e até o oeste de Ohio e Kansas estão alertando os residentes sobre problemas respiratórios que podem ser causados por passar o tempo ao ar livre, devido aos altos níveis de partículas finas na atmosfera.