Nas eleições nos Estados Unidos, realizadas em 5 de novembro, a atual vice-presidente e então candidata democrata, Kamala Harris, venceu em 12 dos 14 Estados americanos que não exigem identificação para votar. Seu adversário e vencedor do pleito, Donald Trump, venceu nos outros dois Estados restantes.
O empresário Elon Musk, que foi um dos principais apoiadores de Trump durante o período eleitoral, compartilhou um mapa que mostra os Estados norte-americanos e suas respectivas exigências para a participação no pleito. Ao comentar a vitória de Kamala nos Estados onde a identificação não é solicitada, Musk ironizou: “Deve ser uma coincidência”.
O levantamento foi feito pelo portal de notícias Newsmax. Os Estados que não exigem identificação de eleitor e foram vencidos por Kamala incluem:
Califórnia;
Illinois;
Maine;
Maryland;
Massachusetts;
Minnesota;
New Jersey;
New Mexico;
Nova York;
Oregon;
Vermont; e
Washington.
Além disso, Kamala venceu em quatro Estados que exigem identificação não-fotográfica: Colorado, Connecticut, Delaware e Virgínia. Entre os colégios onde a vice-presidente ganhou, apenas os Estados de New Hampshire e Rhode Island, que não apoiaram Trump, exigem a identificação de eleitor.
O Havai, que também não exige identificação e favoreceu Kamala, não foi incluído no mapa. Nos Estados da Pensilvânia e Nevada, onde a identificação também não é exigida, Trump foi vencedor.