O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (11), que o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski será o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Ele sucederá no cargo Flávio Dino, que será empossado como ministro da Suprema Corte em fevereiro.
Ao fazer o anúncio, no Palácio do Planalto, Lula informou que a nomeação de Lewandowski será publicada no dia 19 de janeiro e o novo ministro tomará posse em 1° de fevereiro. Ao longo desse período, Dino continuará na chefia da pasta federal.
– Eu só vou fazer o decreto da oficialização dele, a pedido dele, por conta de coisas particulares que ele tem que fazer, no dia 19. Acertamos que ele toma posse no dia 1° de fevereiro. Até lá, o companheiro Flávio Dino, que só vai tomar posse em 22 de fevereiro, ficará cumprindo a função da forma magistral que ele cumpriu até agora – disse Lula.
Ricardo Lewandowski estava no STF desde março de 2006, após ser indicado no segundo mandato de Lula, e deixou a Corte em abril de 2023. Ao longo de sua carreira como magistrado, ele presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre 2010 e 2012, e o STF entre 2014 e 2016.