O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas, afirmou que, se a disputa presidencial ocorresse nos dias de hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não conseguiria vencer o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em entrevista à CNN, Nogueira destacou que a alta taxa de rejeição ao atual governo, que chega a 49%, inviabilizaria a reeleição do petista. “Como é que um homem que está com 49% de rejeição pode ganhar uma eleição, gente? Isso não existe. Isso é inviável”, declarou.
O senador, que foi ministro da Casa Civil no governo Bolsonaro e já integrou a base petista em gestões anteriores, avalia que Lula, diante desse cenário, evitaria concorrer novamente para não arriscar uma derrota que poderia manchar sua trajetória política.
“O Lula hoje, se tivesse uma eleição, ele não seria candidato. Ele sabe disso. Não vai manchar a sua história com a derrota no seu último mandato”, afirmou.
Nogueira também comentou sobre a situação política de Bolsonaro, destacando que acredita na possibilidade de reverter sua inelegibilidade. “Antigamente eu achava que beirava o impossível. Hoje eu acho que é difícil, mas nós vamos lutar. Eu mesmo tenho um projeto que anistia o presidente, mas hoje não acho mais impossível”, disse.
Ainda segundo o senador, Bolsonaro está confiante na reversão de sua situação jurídica. “Se isso não ocorrer, vamos buscar alternativas, mas a decisão final será dele”, concluiu.