Mourão Critica Ato em Memória ao 8 de Janeiro: ‘Exaltação ao Nada’

Foto: Suamy Beydoun/AGIF/AFP

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) criticou o ato organizado pelo governo federal para lembrar os eventos de 8 de janeiro de 2023, classificando-o como uma “exaltação ao nada”. A declaração foi feita em seu perfil no Twitter, no último sábado (4), e também durante seu podcast “Bom Dia, Mourão”.

De acordo com o ex-vice-presidente, os acontecimentos daquela data não representaram uma ameaça real às instituições democráticas do país. “Em nenhum momento houve deslocamento de tropas, jamais os comandos militares cogitaram tal intento, e nunca as autoridades da República estiveram ameaçadas”, afirmou Mourão.

Críticas à atuação do governo

O senador responsabilizou o governo Lula pela falta de ação preventiva durante os atos de depredação do patrimônio público, que marcaram o 8 de janeiro. “O governo foi incompetente e não conseguiu impedir badernas e invasões de vândalos sem nenhum potencial ofensivo real”, declarou.

Ato oficial em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja realizar, nesta quarta-feira (8), uma cerimônia oficial em memória aos dois anos dos atos de vandalismo que ocorreram nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.

O evento será realizado no Palácio do Planalto e contará com a presença dos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Durante o evento, Lula e os outros líderes discursarão.

Em dezembro, Lula já havia solicitado que todos os integrantes do primeiro escalão do governo estivessem em Brasília para participar da cerimônia. A iniciativa visa reforçar o compromisso com a defesa da democracia e relembrar os episódios que resultaram em invasões e depredações no coração político do Brasil.

Fonte: Revista Oeste

OUTRAS NOTÍCIAS

VEJA MAIS