O Twitter/X, bloqueado há 20 dias pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, está funcionando pelo aplicativo em celulares nesta quarta-feira, 18. Muitos usuários têm feito postagens com como “O Twitter voltou” ou “Ele voltou”.
O funcionamento é limitado. A reportagem constatou que o aplicativo funciona para algumas pessoas, mas ainda está bloqueado para outras.
Esses termos estão no Trending Topics do aplicativo. No entanto, a rede social não funciona por navegadores da internet, no computados. Apenas no aplicativo.
As frases que indicam a volta do Twitter/X no Trending Topics têm mais de 15 mil publicações. Ainda não há informações se o retorno é permanente ou se é algo temporário.
O STF ainda não se manifestou. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), controlada pelo governo Lula, que cumpriu a decisão de Moraes, também não se manifestou.
Na semana passada, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou bancos destinarem R$ 18,35 milhões bloqueados do Twitter/X e da Starlink para os cofres da União.
Os valores foram bloqueados para, segundo Moraes, pagar multas impostas por descumprimentos de decisões judiciais pela rede social. Elon Musk, o dono da plataforma, afirmou que descumpriu as ordens porque elas impunham censura e, portanto, eram inconstitucionais.