Após aliança entre PL (Partido Liberal) e PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), o PT (Partido dos Trabalhadores) havia marcado reunião para decidir se continuava na base do governador, Eduardo Riedel. Fazem parte da base do governo, os deputados Zeca do PT, Pedro Kemp e Gleici Jane.
A reunião foi decidida após o deputado Zeca do PT questionar a aproximação de Riedel com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Inicialmente, o parlamentar sugeriu que o seu partido deixasse a base de Riedel e entregasse os cargos ocupados no governo.
“Defendo que o PT abra discussão sobre a situação desconfortável que foi colocado. A aliança do PSDB com o bolsonarismo radical obriga o PT repensar seu caminho, até porque nacionaliza a discussão e antecipa a eleição de 2.026. Devemos ter claro que não somos anexo e nem puxadinho do PSDB. Claro que, tomando uma decisão pelo rompimento com o Governo do PSDB do Estado, os cargos de confiança devem ser entregues, ou então o seu titular se desligar do partido”, declarou o deputado.
No entanto, parece que o Partido dos Trabalhadores desistiu de sair da base de Riedel. Segundo o deputado Pedro Kemp (PT), o governador afirmou em reunião que a aliança entre PL e PSDB não deve interferir na relação do governo do MS com o PT. “Se tiver desdobramentos depois, aí vamos ter que tomar uma decisão”, falou o deputado em relação às consequências futuras da aliança.
O deputado Vander Loubet (PT), chegou a elogiar o governador por ter a iniciativa de conversar com a bancada do PT no estado. “O governador nos chamou para uma conversa, num gesto muito maduro e humilde da parte dele”, disse. Segundo ele, é preciso ver os desdobramentos dessa aliança entre PL e PSDB para tomar uma ação.
O PT está na base de sustentação de Eduardo Riedel, onde comanda as pastas da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e algumas subsecretarias. A continuidade do PT na base de Riedel, exclui a possibilidade de entrega dos cargos.