Nesta quinta-feira (07), os aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aderiram à campanha “fique em casa” no 7 de setembro deste ano. A iniciativa teve por objetivo a realização de protestos contra o governo federal, conduzido pelo atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Os Deputados Estaduais Rafael Tavares (PRTB), Cel. David (PL), João Henrique Catan (PL) e a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes (PP) não compareceram ao desfile do 07 de setembro na capital.
Em suas redes sociais, o deputado Rafael Tavares afirmou que aderiu ao movimento “fiqueemcasa” que pedia para que as pessoas não comparecessem ao desfile, como forma de boicote ao governo do presidente Lula. O deputado João Henrique Catan também aderiu ao movimento.
Ambos os deputados compartilharam imagens do desfile em Brasília, e comentaram a situação de esvaziamento do evento, afirmando que as pessoas não foram por não apoiar o atual governo do Brasil.
João Henrique Catan, por exemplo, usou suas redes sociais para relembrar o seu 7 de setembro de 2022, em que estava no palanque, comemorando a Independência do Brasil.
Em sua conta no Instagram, o deputado Coronel David (PL) felicitou o Brasil e o Mato Grosso do Sul pela Dia da Independência. O parlamentar manifestou-se favorável a “Luta pela Liberdade” – símbolos da Independência. No entanto, não compareceu ao desfile, aderido ao movimento “fiqueemcasa” no 7 de setembro deste ano.
A data que marca a Independência do Brasil era tida como uma das mais simbólicas para os apoiadores de Bolsonaro. Os atos eram acompanhados de motociatas e com a participação do ex-presidente do alto de trios elétricos. Com tudo, nesse ano não houve clima para as movimentações.
CHEFE DO EXECUTIVO MUNICIPAL
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), não compareceu ao desfile cívico-militar em alusão ao Dia da Independência do Brasil, nesse 7 de setembro. Em 2022, a chefe do Executivo Municipal esteve no palanque, prestigiando o desfile de 7 de setembro, ao lado do então governador, Reinaldo Azambuja (PSDB).
Segundo a assessoria da prefeitura, o secretário Especial de Segurança e Defesa Social da Capital, Anderson Gonzaga, compareceu representando a prefeita Adriane Lopes.
Esse é o 201° aniversário da Independência, que contou com desfile de cerca de 4 mil pessoas, ligadas a oito escolas públicas, cinco projetos sociais e entidades militares.