Em discurso na Universidade de São Paulo (USP), no dia (15/08/22), o então candidato e hoje presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva disse que, se ganhasse as eleições e voltasse à Presidência, pobre iria andar avião.
“Nesse país, o pobre já tomou café da manhã, almoçava e jantava. A empregada doméstica era tratada com respeito, tinha férias, 13º salário, carteira assinada, podia visitar um parente em outro estado, de avião. Aí, começaram a dizer que o aeroporto estava virando rodoviária porque tinha muito pobre. Eles têm que saber. Nós vamos voltar e o pobre vai voltar para os aeroportos”, afirmou, o então candidato Lula.
No entanto, o preço das passagens aéreas no Brasil registrou um aumento de 19,03% em novembro, enquanto o setor de transportes como um todo teve um acréscimo de 0,18%.
Não só isso, segundo matéria publicada pelo Conexão Política, outros produtos e serviços essenciais também apresentaram aumento no último mês.
Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, oito apresentaram aumento em novembro. A maior variação foi observada no grupo de alimentação e bebidas, com um avanço de 0,82%, seguido por despesas pessoais, que registrou alta de 0,52%, e transportes, com um aumento de 0,18%.