Nesta quarta-feira (5), o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que proíbe atletas trans de competirem em esportes femininos. O anúncio foi feito na Casa Branca, acompanhado de meninas e atletas, durante a celebração do Dia Nacional das Meninas e Mulheres no Esporte.
Batizada de “Manter homens fora dos esportes femininos”, a nova regra determina que órgãos federais – como os departamentos de Justiça e Educação – fiscalizem escolas e associações esportivas para garantir o cumprimento da norma, condição indispensável para a continuidade do repasse de recursos públicos. Durante a cerimônia, Trump declarou:
– Com essa ordem, a guerra contra os esportes femininos acabou.
Segundo a Casa Branca, a decisão reforça a proteção do Título IX, uma lei que proíbe a discriminação de gênero em instituições educacionais que recebem verbas federais. A porta-voz do governo, Karoline Leavitt, afirmou que a nova regra exige “medidas imediatas” contra qualquer instituição que descumpra a determinação, podendo inclusive resultar na perda de financiamento.
A ordem executiva já provocou intensos debates. Enquanto os defensores da medida argumentam que ela é essencial para preservar a integridade das competições femininas, críticos a consideram um retrocesso que ignora os direitos e a inclusão das pessoas trans no esporte.
Com informações da AP e EFE