A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) aprovou em primeira instancia, o projeto de lei que institui a Semana de Conscientização da Vida desde a Concepção, a ser realizada anualmente. O projeto é de autoria do deputado Rafael Tavares (PRTB) e tem por objetivo promover a conscientização sobre a importância da vida desde o seu início, por meio de campanhas educativas e de conscientização.
Com 19 votos favoráveis, e apenas um contrário, a proposta foi aprovada em primeira discussão. A Deputada Gleice Jane (PT), única a votar contrário, justificou que “a redação pode induzir a revitimização das mulheres e meninas violentadas sexualmente, inclusive colocando em risco o direito ao aborto legal”.
Em vídeo publicado no Instagram após a sessão, o Deputado Rafael Tavares (PRTB) rebateu a fala da parlamentar afirmando que o PT “quer proteger o direito das mulheres abortar” enquanto ele quer garantir o direito dos bebês nascerem.
O projeto agora será distribuído às comissões de Serviços Públicos, Obras, Transportes, Infraestrutura e Administração, e para a Comissão de Finanças e Orçamento. Em seguida retorna ao plenário para ser votado o mérito em segunda votação.
Com informações de O Contribuinte.