PT quer investigar Eduardo Bolsonaro por viagens aos EUA

Foto: Reprodução / Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou, nesta quinta-feira (27), uma representação criminal contra o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na Procuradoria-Geral da República (PGR), alegando que ele manteve contatos com parlamentares dos Estados Unidos que poderiam configurar interferência em questões internas do Brasil.

A denúncia também foi encaminhada ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, que ainda não iniciou suas atividades legislativas neste ano.

No documento, o PT aponta que Eduardo Bolsonaro fez três viagens aos EUA desde a posse de Donald Trump e, durante essas visitas, teria tratado de temas ligados ao Judiciário brasileiro, incluindo decisões do ministro do STF, Alexandre de Moraes. O partido sugere que essas ações poderiam ser interpretadas como tentativa de influenciar processos em andamento e envolver representantes estrangeiros em assuntos internos do Brasil.

O PT pede que a PGR avalie se há elementos para abrir um inquérito contra o deputado e sugere a possibilidade de restrições a suas viagens internacionais. O partido também levanta a hipótese de que ele poderia estar tentando dificultar investigações no STF.

A denúncia surge no momento em que deputados dos EUA aprovaram, na quarta-feira (26), um projeto que pode barrar a entrada ou deportar autoridades estrangeiras acusadas de promover censura contra cidadãos norte-americanos. O projeto tem sido visto como uma resposta aos debates sobre regulação das redes sociais no Brasil.

Eduardo Bolsonaro ainda não se manifestou sobre a denúncia.

OUTRAS NOTÍCIAS

VEJA MAIS