Um dos símbolos da corrupção na Petrobras, a Refinaria Abreu e Lima, localizada no Porto de Suape, em Pernambuco, vai retomar as obras e poderá receber mais de 6 bilhões de reais em investimentos. O anúncio seria feito pelo presidente Lula durante visita ao Estado na última sexta-feira (15), de acordo com o senador Humberto Costa (PT-PE).
“Além disso, mais 1 bilhão e 600 milhões de dólares serão aplicados na retomada do Trem 2, paralisado há oito anos, mas que já tem 30 empresas interessadas em participar das obras, que devem estar concluídas até novembro de 2026 para que ele opere já em 2027, com cinco unidades principais, além de outras auxiliares e de utilidades”, afirmou o petista.
Lula cancela visita para Pernambuco por problemas na agenda
O presidente da República tinha uma visita marcada na última sexta-feira (15) ao estado de Pernambuco. A expectativa era que ele participasse da retomada das obras da refinaria Abreu e Lima, que foram paralisadas no contexto das investigações da Operação Lava-Jato. Mas a agenda oficial no estado foi cancelada.
Com a mudança, Lula viaja para Cuba, de acordo com o Palácio do Planalto, a visita a Pernambuco não deveria ser feita em uma escala, já que a agenda mereceria ser cumprida com mais calma em um momento mais oportuno. A previsão é que essa viagem ao estado seja remarcada para uma data futura.
Em Cuba, o presidente deve participar da cúpula do G77+China, bloco que reúne países do chamado Sul Global. Já em Pernambuco, Lula deveria anunciar investimentos ao estado como parte do pacote do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Vale ressaltar que, durante seu terceiro mandato, o presidente já esteve duas vezes em Pernambuco. O senador Humberto Costa (PT-PE) explicou que o cancelamento da visita foi por causa da agenda, mas garantiu que os investimentos previstos ao estado ainda estão mantidos e serão destinados no futuro.
“O importante é que o plano de investimentos de R$ 6 bilhões para a retomada de obras está absolutamente mantido. E ele vai anunciar, em data futura, presente em nosso estado”, explicou o senador.