Relatórios sobre censura no Brasil impressionam, diz relator da OEA

Foto: Reprodução / Web

Pedro Vaca Villarreal, relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA, declarou que o “tom dos relatórios” sobre censura no Brasil é “realmente impressionante”. A afirmação foi feita durante entrevista ao jornal Metrópoles, nesta terça-feira (11), quando Vaca chegou ao Instituto Livre Mercado para um encontro com parlamentares da oposição e familiares de presos do 8 de janeiro.

A visita de membros da Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da CIDH ao Brasil, que ocorre durante esta semana, tem como objetivo avaliar a situação da liberdade de expressão no país. A missão foi solicitada pelo governo brasileiro.

No mesmo dia, a bancada da oposição realizou um ato na Câmara dos Deputados, pressionando o presidente da Casa, Hugo Motta, a pautar o Projeto de Lei da Anistia. Durante a coletiva, Vanessa Vieira, esposa de um dos presos, fez um apelo emocionado por ajuda, afirmando estar com o salário bloqueado e sem condições de sustentar seus filhos.

Além disso, na segunda-feira (10), Pedro Vaca se reuniu com os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, para discutir questões envolvendo censura e a atuação do Tribunal. O STF justificou suas ações com a alegação de que havia riscos para as instituições democráticas. Vaca, no entanto, se recusou a comentar o encontro, afirmando que a CIDH emitirá um comunicado próprio em breve.

OUTRAS NOTÍCIAS

VEJA MAIS