Nesta terça-feira, 5 de novembro, milhões de eleitores norte-americanos se dirigem às urnas para decidir o futuro político dos Estados Unidos em uma das eleições presidenciais mais competitivas da história recente.
Os horários de votação variam conforme o estado, devido a diferentes regras eleitorais e à divisão em quatro fusos horários. Em New Hampshire, a tradição do “voto da meia-noite” (2h no horário de Brasília) abre oficialmente o processo eleitoral.
Ao longo do dia, cada estado seguirá sua programação de fechamento das urnas, com o último horário previsto para as 2h da manhã de quarta-feira, 6, no Alasca e Oregon, de acordo com o horário de Brasília.
A apuração dos votos começa logo após o fechamento das urnas. Tradicionalmente, o vencedor é projetado antes de toda a contagem ser concluída, mas especialistas advertem que o resultado pode demorar, especialmente em estados decisivos. Nas eleições de 2020, por exemplo, Joe Biden foi declarado vencedor apenas quatro dias depois, em 7 de novembro.