O X, plataforma anteriormente conhecida como Twitter, bloqueou o perfil de Janja, esposa do presidente Lula, após ser hackeado na noite desta segunda-feira, 11 de dezembro. A ação foi tomada a pedido da Polícia Federal, que interveio após os hackers acessarem a conta de Janja e postarem mensagens ofensivas.
Alguns usuários da plataforma questionam se o ataque ao perfil de Janja não seria uma suposta “armação” para criar o “clima necessário” para regular as redes sociais no Brasil. “Tudo armado para regular as mídias”, alegam.
O coordenador do movimento conservador Endireita MS, Danilo Assis chegou a fazer postagem no Twitter alertando para o possível golpe. Veja:
Os supostos invasores publicaram diversos conteúdos zombando da primeira-dama, do presidente Lula e do ministro Alexandre de Moraes. Entre as publicações feitas pelos hackers, estavam declarações provocativas como “Eu apoio o Mensalão” e “Super Xandão presidente do Brasil em 2026”, além de mensagens de teor obsceno.
A primeira postagem que indicou o hackeamento da conta atribuiu a invasão a indivíduos identificados como “Ludwig e Smalkade”, nomes que também foram adicionados à biografia do perfil de Janja no X.
Alguns usuários conhecidos também expressaram sua desconfiança. Veja: