Em eleições acirradas neste domingo (19), o candidato a presidência Javier Milei derrotou o economista Sergio Massa no segundo turno das eleições presidenciais da Argentina. Com 86,59% das urnas apuradas, Milei tem 55,95% e Sergio Massa, 44,04%.
O peronismo governou a Argentina durante 37 anos, sendo representado por um total de 8 presidentes ao longo de sua história. Neste período o povo argentino sofreu com a inflação, a alta do dólar e desvalorização de sua moeda
A outrora “Las Vegas sul-americana”, hoje amarga o sabor de uma economia decadente, onde a inflação ultrapassa três dígitos, o desemprego esta em alta e a corrupção saltam à vista.
Filiado ao La Libertad Avanza, Milei vem com postura similar à Trump e Bolsonaro, o que despertou o interesse e esperança dos argentinos.
O novo presidente da Argentina possui valores como “meritocracia, defesa do direito à vida desde a concepção, honestidade na administração dos recursos públicos”, entre outros.
Conforme documento registrado na Câmara Nacional Eleitoral, Milei estabelece seus alicerces no livre mercado e livre concorrência, o que pode mudar a atual situação do país vizinho.